A Importância de se Corrigir os Hábitos Orais

Entenda a importância de se corrigir os hábitos orais:

“As técnicas ortodônticas são para os dentes, não para os músculos. Contudo, são os maus hábitos orais – especialmente da língua e dos lábios – que causam subdesenvolvimento dos arcos maxilares e mal oclusão (dente apinhados ou tortos). Estes maus hábitos orais também produzem uma aparência facial não atraente, causando face longa, boca aberta, lábios desiguais, olheiras, olhos desalinhados, etc.

A maioria das pessoas pensam que os problemas de desenvolvimento das arcadas e da face, assim como dentes tortos e inclinados, são hereditários.

O fato é que alguns são, porém, a maioria é resultado da falta de função da boca e do nariz. Estes hábitos orais podem ser prevenidos e tratados.

As causas primárias são respiração bucal, posicionamento incorreto da língua, padrões de deglutição incorretos e músculo mentoniano (lábios) hiperativo. Estes são os hábitos orais que causam os problemas que vemos com os dentes e maxilares.

Aparelhos ortodônticos fixos são desenvolvidos para alinhar dentes e fazem isso com muita eficiência, mas eles não corrigem maus hábitos orais – a origem das causas de dentes apinhados. Esta é a principal causa de perder o tratamento após retirada do aparelho fixo.

O tratamento ortodôntico pode não ser estável e o desenvolvimento facial estará severamente comprometido a menos que os maus hábitos orais sejam corrigidos.”

Fonte: Dr. Chis Farrell BDS UNIVERSIDADE DE SYDNEY AUSTRALIA