O que é Odontopediatria?

A Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.

Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças.

Por esse motivo, o trabalho do odontopediatria é tão importante.

Nos dias de hoje século XXI o importante na realidade é uma boca saudável sem a necessidade de uso da cadeira odontológica para se realizar um tratamento.

Tenho falado há muitos anos que uma criança precisa mais de orientação do odontopediatria do que de um tratamento odontológico.

Quem trata de dentes e da boca dos filhos são os pais e não o dentista.

Nós orientamos como a boca funciona e como mantê-la, e na área da higienização e manutenção da saliva com qualidade tem de ter conhecimento para realiza-la pois não é somente escovar os dentes três ou quatro vezes ao dia que teremos saúde na boca e dentes limpos isto já sabemos há muitos anos em fim boca é um importante órgão que tem de funcionar corretamente para ter saúde.

Carie é uma doença da boca e não dos dentes e para isto temos de tomar novas atitudes para realmente termos dentes sadios por toda a vida!

Sendo a Saliva a parte mais importante da boca temos de ter o conhecimento de sua função e manutenção da sua qualidade.

Mães devem ter consultas também com os odontopediatras e esses profissionais podem orienta-las não somente com os seus cuidados de seus dentes como gestantes mas também no preparo do primeiro restaurante da vida que é o seio materno e receber informações sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento com as primeiras mamadas.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos pacientes precisam de maior atenção e carinho para que a visita ao dentista seja uma lembrança agradável para toda a vida. O ambiente também deve ter atenção ao pequeno paciente.

É importante que os pais conversem com o odontopediatria sobre seu filho pois um tratamento nos dias de hoje não pode mais ficar somente na recuperação dos dentes mas sim nas funções da boca e na higiene dos dentes o profissional tem de ajuda-lo nas atividades diárias de seu filho no que se refere a atenção nas atividades diárias por exemplo, atenção na escola ou mesmo na atenção no que deve ser aprendido, o que muitas das vezes a criança é hiperativa ou menso passiva ou mesmo pode ter hábitos orais como respirar pela boca ou deglutir errado trazendo grandes transtornos no desenvolvimento para avida da criança.
Assim é o trabalho de um odontopediatria ter seus pacientes com todos os dentes por toda a vida

Dente não se extrai não se tira, e boca tem de funcionar com todos os dentes.