O que é Sídrome do Respirador Bucal?

A respiração pelo nariz é o que chamamos de respiração fisiológica significa que é o natural, o correto para o bem estar do nosso corpo.

A respiração bucal é uma alteração na passagem do fluxo aéreo, que deveria ser feito através das fossas nasais, mas que por algum motivo passa a ser feito pela boca de forma primordial. Estes motivos podem ser de origem de má formação genética ou ainda por hábitos ou vícios orais.

A Respiração Bucal altera as defesas dos tecidos da orofaringe, pois os ar que é respirado pela boca não é filtrado, não é aquecido chegando à orofaringe frio, sujo e seco o que leva sem dúvida as patologias do oro faringe e vias aéreas superiores e com estas alterações atinge os tecidos linfoides do anel de Waldayr, que por defesa se hipertrofia, aumentando as amígdalas palatinas e adenoides na nasofaringe tornando a respiração oral mais acentuada.

Os fatores que levam o indivíduo a respirar oralmente são:
– De natureza de vícios ou hábitos,
ou
– De origem genética, má formação e ou traumas. As crianças que apresentam a síndrome do respirador bucal têm o hábito associado em sua grande maioria ao hábito de deglutição atípica.

Outro habito de grandes alterações para o desenvolvimento das face a deglutição atípica será explicado no espaço de hábitos e vícios orais.