Porque Usamos Aparelhos Ortodônticos Fixos ou Removíveis?

Você sabe porque usamos aparelho ortodôntico?
Não é só porque seus dentes estão tortos, mas algum problema fez com seus dentes ficasse fora de lugar. Este é o maior tratamento que devemos realizar na causa do problema e não só nos dentes, então aparelhos somente nos dentes pode lhe causar aborrecimentos, perder o tratamento os dentes voltarem a ficar tortos.

Você sabe o que pode levar seus dentes a ficar fora do lugar?
Hábitos ou vícios orais são adquiridos desde o primeiro dia que nascemos e estes podem levar o seus dentes a ficarem fora do lugar.O mais importante habito adquirido  é a  amamentação inadequada, o bebe mamar deitado, O correto é o bebe ficar perpendicular ao seio da mamãe de frente ao peito.

Alguns hábitos ou vícios podem ser Identificados facilmente por você.

1- Respirar pela boca é um hábito que pode trazer muitos problemas para sua face, dentes amígdalas e adenoides. Seu sono fica agitado, você acorda muitas vezes a noite. Respirando pela boca entra menos oxigênio que resultam em cansaço, sonolência durante o dia com dificuldade de aprendizado e atenção no trabalho, alimentação inadequada (engole rápido sem mastigar) promovendo obesidade e magreza excessiva. Também alterações de ordem física como: postura errada com a inclinação da cabeça para a frente causando alterações na face e coluna cervical, sem falar de rinites, bronquites e alergias respiratórias, ronco e apneia, dentes fora de lugar dentes tortos, aumento do índice de lesões de caries, perdas de restaurações e alterações na cor dos dentes, causando sérios problemas para sua saúde e qualidade de vida.

2- Hábitos de deglutição (engolir errado) pode provocar sérias alterações na sua face na boca, lábios deformados, dentes para frente, e no seu corpo como desvios da coluna cervical com consequente dores nesta região de pescoço. Falar e escrever errado – dislalia e dislexia também podem ocorrer, apinhamento dos dentes inferiores, tosses constantes, babar no travesseiro e aumento do índice de carie.

3- Dores de cabeça na fronte e dos lados, boca aberta, nariz seco, lábios secos e alterações de face são resultantes da alteração da posição de mandíbula pra traz. Respiração bucal e deglutição atípica podem ser causas de suas dores de cabeça e dentes tortos, com aumento do índice de carie.

Os dentes são uma parte importante na sua vida e que devem ser preservados a todo custo. Para que as funções da sua boca e face não sejam alteradas, NUNCA extraia seus dentes. Extrações devem ser muito restritas, casos raros e casos excepcionais. Jamais se tiram sicos eles tem funções importantes durante a sua vida.

Não há justificativa que faça os seus dentes viverem fora da sua boca, pois a primeira função de um dente é criar estímulos para que o osso possa crescer.

Sem dentes a face não cresce, o osso diminui, altera a posição do nariz, olhos, voz, dores aparecem, alimentos não podem ser mastigados digeridos, a boca e lábios ficam maiores, moles e entreabertos causando dificuldades na fala e doença na boca e garganta; entre outros problemas não menos graves como na vida adulta com 38% de possibilidade de ter diabetes tipo II, pressão alta e infarto do miocárdio pois são respiradores bucais.

Odontologia no Século XXI é coisa séria.  .As funções da boca como meta a Saúde.