SISTEMA RESPIRATÓRIO


Quando um paciente procura um profissional da saúde, não importa a área, raramente o profissional analisa se a boca está funcionando ou não. Ninguém fala se o nariz está funcionando ou não. Você vai ao otorrinolaringologista, ele faz cirurgia, dá medicamentos, e não se preocupa com a origem do problema.
Por exemplo, o nariz está ali para começar um processo metabólico: aquecer e umedecer o ar, acionar o processo imunológico (IgA, IgG, IgM, IgE) e disponibilizar o óxido nítrico para o organismo. Além de outras dezenas de funções. O médico se preocupa em ver se o nariz está com todas as suas funções em dia? Ou se preocupa só em corrigir a patologia (sintomatologia) que se apresentou?


Veja a importância do nariz: o oxigênio que inspiramos pelo nariz recebe óxido nítrico, que está ali só esperando o ar para poder levar para os brônquios, visando fazê-los se abrirem para fazerem uma bela homeostase, o qual é a troca de oxigênio e o gás carbônico (homeostase pulmonar).


É nesse momento que o sangue recebe o oxigênio e através da oxi-hemoglobina que leva o oxigênio para todas as outras 10 trilhões de células do nosso corpo. Então, sem óxido nítrico é possível a homeostase acontecer com todo o seu potencial? Não, porque já se sabe que quem respira pela boca oferece às suas células de 30 a 40% menos oxigênio e, portanto, menos óxido nítrico e menos imunoglobulinas.


Respirar pela boca costumo ilustrar da seguinte forma: é como colocar gasolina “batizada”, adulterada, em seu carro. Ele pode até funcionar por um tempo com dificuldade, mas chegará em um momento em que ele parará de vez. Isso representa que nossas células, tecidos e órgãos vão trabalhar com apenas um pouco mais da metade de seu potencial, sendo onde surgem as disfunções, e como eu já venho repetindo, é a partir das disfunções que surgem as patologias.
Da mesma forma que o nosso sangue está levando oxigênio, também está levando os nutromentos e nutromedicamentos que entram pelo aparelho digestório, especialmente lá no intestino delgado. O sistema respiratório e o digestório são tão importantes que são os únicos sistemas do nosso corpo diretamente ligados à corrente circulatória. Veja como é importante a boca e o nariz, pois tudo que entra por eles, resultará no que entra ou não diretamente na nossa corrente sanguínea.


Qual o profissional da saúde responsável por fazer a boca e o nariz funcionar? Os Cirurgiões-Dentistas e/ou Médico Orofacial, por isso que repito sempre em todos os lugares que dei aula e palestras: nós, Cirurgiões-Dentistas e/ou Médicos Orofaciais somos o top das profissões, pois trabalhamos com a saúde e não com doenças! Pois se equilibramos a função da boca e do nariz, o resultado será evitarmos certa de 92% das doenças de cabeça e pescoço.

Respiração nasal


Se as células receberem pouco oxigênio, elas não vão morrer. Elas vão se adaptar para continuarem vivas, no entanto, elas ficam menos inteligentes, isto é, elas vão ficando burras. Trata-se de uma célula que vai se adaptando mais para baixo, com menos inteligência (menos oxigênio, menos glicose, menos imunoglobulinas e hormônios, etc.), neste caso ela terá problemas e dificuldades para exercer suas funções definidas pela genética. Os indivíduos começam a ter mais cansaço, mais dificuldade de raciocinar na escola, nos estudos, nos relacionamentos, uma série de problemas. As células não conseguem fazer aquela pessoa feliz, sadia, que resolve todos os problemas, que você encontra e diz: “poxa, você está feliz hoje!”. Que está de bem com a vida. As células burras levam à depressão.
Quem tem um semblante bonito, agradável, significa que suas células estão inteligentes. As células estão recebendo oxigênio suficiente, glicose suficiente, então ela pode atender a todas as reações químicas que nosso corpo necessita para ter saúde.

O que é nutrir pelo nariz?


Nutrir é dar condição para o corpo estar equilibrado e, como venho repetindo, equilíbrio é saúde. Mas, o que é nutrir pelo nariz? O nariz tem suas funções específicas como, por exemplo, filtrar, aquecer e umedecer o ar (oxigênio) que vai, através do contato com a lágrima, dar início a processos imunológicos, que vão ser levados ao pulmão para fazer a homeostase. Homeostase significa equilíbrio, equilíbrio do CO2 e oxigênio (O).


O equilíbrio das reações químicas do nariz (O, CO2 e NO) se dá pelas funções nasais. Por exemplo, na hora que inspiro, eu sinto o odor, eu sinto essas reações químicas que ocorrem no nariz. A parte do odor — se está um cheiro bom ou cheiro ruim, se está estragado ou não está estragado — tudo isso passa pelo nariz.


Outro exemplo: Você entrará numa sala, e quando inspira sente um cheiro de mofo. Você deve sair de lá, porque sente que esse mofo não fará bem à sua saúde. Essa é uma função nasal: tirar você daquele local. Porque naquele local não é bom respirar. Tanto que há pessoas que vão para o campo, porque dizem que “o ar lá é melhor”. Mas se vou para o campo e tem um cheiro forte, um cheiro de adubo, ou de mofo — novamente as funções nasais vão me dizer onde devo ou não devo ficar, para fazer bem para o meu corpo. Essas funções respiratórias, ou funções nasais, devem estar funcionando bem para manter a minha saúde.


Qual é a principal função do nariz?


É equilibrar a entrada do oxigênio que vai ser metabolizado lá no pulmão, que ficará à disposição do pulmão para que as células responsáveis — as oxi-hemoglobinas — possam levar esse oxigênio para todas às 10 trilhões de células do corpo. De que forma? Através da nossa estrada, os vasos sanguíneos. Então, o nariz é o começo e é onde ocorre o preparo de tudo o que você precisa do oxigênio. Porque o nariz não é um tubo que entra e passa direto o oxigênio para o pulmão que resolverá o problema. Não! É através do nariz que o óxido nítrico (NO), gás carbônico (CO) e o oxigênio (O2) permite que aconteça o processo das reações químicas no pulmão.


Se o ar entra pela boca, esse processo químico no pulmão será deficitário e quem sofre com isso são as células que não recebem os elementos químicos (NO, CO e O2) que precisam para serem saudáveis e todas as células sofrem.

O que é uma respiração saudável?


É quando as funções nasais funcionam naturalmente. Ao inspirar o ar pelo nariz, ele é filtrado, aquecido, umedecido com a lágrima, levando o óxido nítrico para dentro dos pulmões, possibilitando a hematose pulmonar, responsável por levar oxigênio para todas as mais de 10 trilhões de células do nosso corpo. Essa sequência (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos) deve ser normalmente fluída. Da mesma forma, quando o ar retorna, ele volta carregando o gás carbônico (CO2) por um turbilhonamento nos sinos na cavidade nasal. Esse processo se chama Efeito Venturi.


É nos sinos que ocorrem as infecções sinusais, como, por exemplo, sinusite. Quando o ar é expelido pelo nariz, ele, juntamente com o CO2, passa por esse Efeito Venturi, e evita essas infecções, como as alergias respiratórias. Se inspirar e espirar pela boca, nada desse processo acontece. É daí que surgem todos esses problemas de saúde que venho falando há muito tempo, que representam 92% das doenças de cabeça e pescoço que a humanidade tem. Então, ao inspirar o ar, ele tem uma função e quando espira ele tem outra função. Portanto, respiração saudável é o ar entrar e sair pelo nariz, nunca pela boca. Costumo dizer em meus cursos que só é permitido respirar pela boca quando se está fugindo da polícia. Obviamente, trata-se de uma brincadeira, mas é com o intuito de explicar que respirar pela boca só em casos específicos em que precisamos de mais ar, como, por exemplo, quando estamos correndo. A boca tem que ser apenas um coadjuvante no ato de respirar.

Por que nós vamos ter saúde se a boca e nariz funcionar?


Se tenho minhas células, tecidos e órgãos inteligentes, elas terão todas as condições de cumprirem com o seu papel definido geneticamente. As células tendo todas as condições corretas para trabalhar darão o feedback que precisamos, resultante em uma melhor AVD, Atividade de Vida Diária. Se tenho um bom feedback, eu cumprirei todas as regras, cumprirei tudo aquilo que a genética me deu, e o resultado é a saúde.


Quando isso começa a ter problema? Quando essas doenças aparecem? Quando as células ficam burras. Quando as células não recebem a nutrição correta da boca (processo físico e químico) e do nariz (um processo químico). Este é o ponto inicial das disfunções. Corrigindo essas disfunções, o resultado é a saúde. Então, não é uma nutrição sadia, um prato sadio, não é fazer dietas ou jejuns que vão lhe dar saúde. Quem tem que decidir o que comer ou não são as minhas células, desde que elas estejam inteligentes. Mas, se elas não recebem oxigênio, e nem glicose suficiente, não adianta colocar um prato saudável na mesa. Porque se a boca e o nariz não funcionam corretamente não acontecerão os processos químicos e físicos (processo metabólico) que transformam os alimentos em nutromentos e nutromedicamentos. E se respirar pela boca, não acontece o processo químico no nariz, e o organismo não receberá oxigênio suficiente, nem CO2 e muito menos óxido nítrico. Não terá um ar filtrado, aquecido, que chegará nos pulmões. Então as patologias, pneumopatias, vão surgir, porque o ar está entrando sujo, entrando com problema, resultando em dificuldade de realizar a homeostase no pulmão, sendo o equilíbrio. E se tem disfunção na boca, também não ocorrerá a homeostase na boca, causando inúmeros problemas de saúde.

Por que que a boca e o nariz são os órgãos mais importantes?


Porque tudo, para nosso corpo funcionar, é feito nas células, tecidos e órgãos, que formam o sistema todo. Tudo que a gente precisa para ter saúde, viver, amar, etc., depende das células. E as células precisam de glicose e oxigênio para viver. De onde vem a glicose? Do processo metabólico que transforma os alimentos em nutromentos e nutromedicamentos resultante em glicose, e tudo começa pela boca. E o oxigênio? Da função do nariz, que fornece ao corpo oxigênio, CO2 e óxido nítrico. Por isso que digo que a boca é mais importante que o coração, e o nariz mais importante que o cérebro. O coração só funcionará se suas células e tecidos tiverem glicose e oxigênio, sendo o resultado do que colocamos na boca e no nariz.


Por exemplo, vivemos em uma sociedade que exige muito de nós. Se minhas células estão burras, eu não conseguirei realizar tudo que deveria. Alguém que respira pela boca, faria o que um atleta olímpico faz? É muito difícil.
Então, boca e nariz são os órgãos mais importantes, porque é neles que começa todo o processo nutricional de uma célula, de um tecido e de um órgão que formam os sistemas inteligentes e são esses sistemas que dão vida ao corpo humano.

Quais as principais funções da boca?


Na realidade são cerca de 40 as funções na boca, sendo a mais importante delas a deglutição. Posso citar ainda a primeira fase do processo metabólico dos nutromentos, através da mastigação, pois os alimentos na boca viram nutromentos e nutrimedicamentos. Também tem o papel da saliva, a qual é uma parte importante da boca. Outra função que posso citar é a respiração coadjuvante. Existe também a fonação, que proporciona a comunicação. Então, a boca tem uma infinidade de funções. Sendo, como eu já disse, a deglutição a mais importante delas, tanto é que por volta do 25º dia da embriogênese, isto é, o feto não tem nem um mês de vida, já existe o esboço do coração e o da deglutição.