PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: ALEITAMENTO MATERNO SUMAMENTE IMPORTANTE NA POSIÇÃO VERTICAL

Os Médicos Odontoneonatologistas são profissionais que dedicam seu estudo para que as mães possam ter toda a orientação sobre higiene, posição do bebê na amamentação vertical, respiração que correspondem a inspiração e espiração e outras funções da boca e do nariz durante o período gestacional e pós-parto até o desmame.

Os Médicos Odontopediatras são profissionais que dedicam seu estudo para um bom desempenho no condicionamento das crianças para o tratamento dental com uso de técnicas preventivas e específicas para a manutenção da saúde na infância e adolescência nas funções corretas da boca e do nariz.

Com a especialização nestas duas atividades na Medicina Orofacial coloca o Médico Odontopediatra a iniciar a profissão, e é neste momento de muita atenção do nascimento que devemos estar presentes, pois temos muito que ajudar as mães, primeiro a posicionar o bebê para a amamentação que deve ser na vertical, (posição ortostática de amamentação), segundo, ajudar o bebê a ter no mamilo o ponto alto de sua sobrevivência que é sugar para alimentar-se e fazer isto com a técnica correta. O bebê deve estar na posição em pé e na frente do seio da mamãe, assim os músculos faciais começam a exercitar de maneira correta pois na posição deitada, como de costume, começam os primeiros desequilíbrios de crescimento da face devido a alterações musculares provocando as primeiras disfunções da boca, nariz e ouvido, com consequências que irão comprometer a saúde, como o aparecimento de doenças do aparelho respiratório, aparelho digestivo, aparelho auditivo e dentes fora de lugar no futuro e a qualidade de vida deste bebê comprometida, e patologias, como amigdalites, cárie, aftas bronquites, pneumonia, rinites, sinusites, faringites, alergias respiratória, dificuldade no desenvolvimento na fala dislalias e refluxo estarão sempre presentes na vida deste paciente.

O preparo do primeiro restaurante na vida, o seio da mamãe na semana do nascimento, é muito importante para o aleitamento como também no desenvolvimento da face do bebê e na prevenção de doenças como as pneumopatias, otites, sinusites, estomatites, e disfunções como refluxo, cólicas e diminuição de gases nos bebês. Nesta hora a mãe deve estar sempre sentada confortavelmente e usando este momento para descansar principalmente as pernas que devem estar apoiada ligeiramente para cima facilitando uma boa circulação sanguínea e neste ato de amamentar seja de paz e tranquilidade para os dois, mamãe e bebê.

A posição do bebê em frente ao peito na amamentação é de suma importância para o bom desenvolvimento da face como falei e para a estimulação e erupção dos primeiros dentes do bebê o que por falta de conhecimento na área médica e enfermagem não podem orientar e dar segurança para as mães sobre funções da boca e nariz e é aí que entra o odontopediatra para evitar tais disfunções que comprometem o crescimento e desenvolvimento crâneo-facial na primeira infância com consequências sérias na saúde para toda a vida.

Hábitos orais como usar bicos, chupar o dedo, mamar a língua quando dorme, são menos nocivos que dar de mamar deitado ou com o bebê sobre seu colo ou mesmo deitado na cama, o que nunca deve acontecer. Bebês que mamam deitado com a mãe na cama ou colo tem 80% mais chance de ter refluxo, dores de ouvido, rinites, alergias e serão respiradores bucais quando adolescentes ou adultos, e poderão ter sérias e graves doenças cardiovasculares sem falar da dificuldade na aprendizagem escolar (TDAH).

Mamães não esqueçam que o odontoneonatologista é o Médico-orofacial que está mais preparado para orientá-la nesta fase da vida.

A higiene da boca do recém-nascido deve ser feita com cotonetes molhados na água mineral, sempre que possível após a mamada e no momento do banho, passando o cotonete na gengiva e na língua.

Boca e nariz são órgãos importantes do nosso corpo e, portanto devem estar sempre limpos desde o nascimento e a água é sem dúvida a forma mais fácil de limpar a boca e nariz. Evite colocar gases ou fraldas na boca do bebê, pois além de não caber com o dedo somente toca o lábio e a gengiva anterior, o correto é o simples cotonete com água mineral sempre após as mamadas e banho.

É sempre bom lembrar que lavamos todo nosso corpo com as mãos e dedos e a boca não se lava, somente quando se tem dentes que nos lembramos de usar escova de dente, por isso que temos mais doenças na boca do que em outras cavidades, portanto este órgão tão importante deve estar sempre limpo desde o nascimento.

Boca é sem dúvida um órgão de múltiplas funções durante toda a vida e que deve estar sempre úmido com saliva que é uma das parte mais importante da boca. Boca seca, boca doente, boca úmida sadia, dente úmido sadio.

O cérebro é sem dúvida o órgão importante do nosso corpo e ele vive de oxigênio, CO2 e Oxido Nítrico que entram e saem pelo nariz. Então as funções do nariz e da boca são de suma importância para o bom funcionamento cerebral. Os equilíbrios das funções cerebrais estão diretamente ligados ao bom arejamento das células cerebrais, isto é, oxigenada. A correta respiração e amamentação do recém-nascido é o ponto fundamental para um ótimo equilíbrio e o desenvolvimento, sem doenças respiratórias e digestivas, no indivíduo e consequentemente terá um cérebro bem oxigenado, razão de uma boa saúde.

Mães que fizeram pré-natal odontológico sem dúvida terão filhos sem doenças dos órgãos da face, do aparelho digestivo e do respiratório. Não podemos esquecer que a parte mais importante da boca não são os dentes, mas sim a saliva que tem suas imunoglobinas importantes que protegem as mucosas e dentes das possíveis doenças que vemos com muita frequência, uma delas a doença cárie, que na verdade é uma doença da boca e não dos dentes, por isto que tenho dito há muitos anos que com a BOCA SADIA teremos DENTES SADIOS, não é somente por uma boa escovação, ou não comendo doces, que não teremos cáries como sempre ouvimos, mas por uma boca sadia e com uma saliva sadia que não teremos as doenças dos dentes e boca.

A escovação é apenas higiene pessoal e não prevenção de cárie, cárie aparece por falta de saliva por uma boca que não funciona por ter adquirido hábitos funcionais errados na boca desde o nascimento com a amamentação na posição errada com o bebê deitado.

A VERTICALIZAÇÃO DA AMAMENTAÇAO DO BEBÊ É UM ATO FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DA CRIANÇA E PARA A SAÚDE DO INDIVÍDUO POR TODA A VIDA.