PREVENÇÃO À DOENÇA NÃO É O MESMO QUE TRATAR A SAÚDE


Tratar a saúde é bem diferente de fazer prevenção à doença. Prevenção nem passa na minha cabeça. “Ah, vou fazer prevenção à doença”. Porque pensar assim faz você tomar a vacina, tomar medicamentos e outras ações que mascaram o fundamental, que é fazer boca e nariz funcionar, sem falar que esses tipos de prevenções sempre têm efeitos colaterais indesejados. Você sabe quais os efeitos colaterais de uma vacina? Se tem efeito colateral não pode ser prevenção.

Veja outro exemplo grave: A campanha chamada Prevenção Outubro Rosa. Você acha que é prevenção as mulheres irem fazer a mamografia para saber se têm nódulo ou não? Se tiver nódulo, vai para o hospital, se não tiver, volta para casa. Isso não é prevenção! Isso é triagem das mulheres para um hospital do câncer, para um oncologista trabalhar etc.
Tratar a saúde é fazer o indivíduo ter equilíbrio em todos os sistemas que compõem o corpo humano. Como ele foi projetado por Deus para funcionar. Afinal, somos feitos a imagem e semelhança de Deus exatamente por termos sido projetos para sermos equilibrados em todos os sentidos. Isso é saúde!