OS TRÊS PILARES DA SAÚDE


Hoje falaremos apenas de um deles.

O papel do nariz


É de suma importância entendermos que inspirar e espirar pelo nariz vai afetar diretamente no equilíbrio da saúde. Já citei a importância da inspiração feita pelo nariz, pois leva ao pulmão três elementos essenciais (oxigênio, CO2 e óxido nítrico). A sujeira e tudo que está no ar entra pelas narinas e são filtrados. O ar é aquecido e umedecido pela lágrima, que contém as imunoglobulinas, IgG e IgE em maior quantidade. Esse ar enriquecido de imunoglobulinas e óxido nítrico vai para o pulmão e exerce funções importantes para a manutenção da saúde. A lágrima também desce do nariz e entra pela glote para ser digerida e deglutida e vai parar no estômago, com funções também importantes.

Ao se respirar pela boca não se tem óxido nítrico, o ar não é filtrado, nem aquecido e umedecido e o corpo não recebe a quantidade necessária que precisa em cada inspiração, pois pela boca o pulmão recebe de 30 a 40% menos de oxigênio. Outro problema comum em quem respira pela boca são as alergias respiratórias e sinusites que são causadas por bactérias chamadas anaeróbicas ou anaeróbias. Essas bactérias só se desenvolvem onde não houver oxigênio. Portanto, se inspirar e espirar pelo nariz essas bactérias não vão se criar. Por isso, também, a importância da espiração (quando o gás carbônico em uma quantidade maior é expelido) ser feita pelo nariz.

Muitas dessas dificuldades respiratórias que levam a ter essas patologias são chamadas de crônicas. O médico de modo geral, tanto na Odontologia como na Medicina não tem essa noção do que estamos conversando aqui da função do nariz que é sumamente importante para evitar 92% das doenças de cabeça e pescoço.

Se respirando pela boca eu vou ter 30 a 40% a menos de oxigênio no meu pulmão, então isso faz com que toda a sequência do Ciclo de Krebs, que alimenta todas as 10 trilhões de células que eu tenho no meu corpo venham a ser deficientes. São aqueles indivíduos que estão sempre para baixo, com olheiras, cansados, tudo é difícil, afinal as células não estão funcionando corretamente e, portanto, não vão produzir determinados tipos de hormônios como a melatonina, responsável pelo sono, por exemplo. Sem hormônios suficientes para manter as células inteligentes elas ficam burras e o indivíduo entra num processo de disfunção, que é a origem da doença.

Diferentemente de tratar a saúde, a medicina curativa atualmente se preocupa em tirar os sintomas através dos medicamentos o que, naturalmente, faz o paciente se sentir melhor, mas a raiz do problema continua, afinal a falta de oxigênio, a falta do óxido nítrico, a falta de função pulmonar que gera a homeostase pulmonar e a falta do Ciclo de Krebs leva cada célula a perder energia, fazendo todo o organismo sofrer.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *